
Any Mazuroski Arquitetura & Design
Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
(inte)gration
Data
Março, 2021
Local
Logroño, Espanha
O principal objetivo da proposta desenvolvida para a cidade de Logroño na Espanha é instigar o visitante a utilizar, permanecer e coexistir com o espaço urbano já construído.
Para desenvolver a proposta foram levados em consideração todos os componentes do entorno que dão suporte a área de intervenção pois consideramos essencial a existência desta análise para se construir um futuro sustentável para a proposta.
Durante a análise do entorno imediato da Plaza Escuelas Trevijano, muitos aspectos foram levantados para definir o posicionamento da proposta tais como: a escala, o uso dos edifícios existentes, a insolação e o caminho do sol, a vegetação e o design urbano existente (bancos e esculturas), as visuais da praça, os fluxos de pedestres e veículos, as instalações turísticas e museu. O análise detectou a presença de dois eixos substanciais que se encontram na área de intervenção. Um eixo de norte a sul conecta a ‘Calle Portales’ ao acesso principal do ‘Ibercaja Center’ e outro de leste a oeste, que marca o acesso da ‘Calle Once de Junio’ à entrada de ‘Escuelas Trevijano'. O volume arquitetônico foi locado na intersecção desses eixos centrais, conectando os fluxos dos pedestres e o entorno, considerando cuidadosamente as proporções volumétricas da praça.
A proposta traz versatilidade e integração com o ambiente urbano por meio do movimento proporcionado por um sistema de rodas e trilhos que faz com que o volume
deslize lateralmente, criando um espaço de apoio (palco) que favorece às atividades do festival como apresentações, encontros e palestras.
O volume foi concebido para criar uma experiência divertida e intrigante ao usuário, disponibilizando um caminho interno interativo para o pedestre onde este percebe o ritmo da estrutura através da sequência de elementos semelhantes com escalas diferentes, além dos reflexos produzidos pelos espelhos no centro do volume.
Cada componente da estrutura foi projetado para representar os principais elementos importantes para a geografia e economia da região.
O design em formato de folha, representa o meio ambiente e faz menção as matas, florestas e plantações locais. Os volumes verticais que saem do solo tem diferentes formas e tamanhos representando os edifícios da cidade, a formação das áreas urbanas e seu crescimento constante.
A forma fluida e as alturas das placas brincam com a ideia de uma área menos densa nas extremidades, tal e qual acontece nos subúrbios, e uma área mais populosa
ao centro, tal e qual acontece no centro da cidade, além disso as diferentes formas e ritmos combinados com a abertura da estrutura representam o movimento constante e a adaptação às novas necessidades de uma cidade moderna. Já os espelhos presos às placas de madeira centrais, representam o Rio Ebro, importante rio da região que atravessa a cidade de Logroño e conecta as áreas urbanas e rurais, os espelhos no centro do volume faz referência a grande importância do rio para a região.









